sábado, 7 de novembro de 2015

Mas o que é uma egrégora?


Em nosso grupo do Whatsapp surgiram dúvidas relacionadas a palavra e ao conceito de egrégoras.
Então, conforme prometido, transcrevo uma parte do meu Livro "Defesa Psíquica e Espiritual - A Arte de combater o invisível", escrito "numa outra vida".

MAS O QUE É UMA EGRÉGORA?

Ao se reunirem, as pessoas formam, pela união de sua vontade, um ser coletivo novo, chamado egrégora. La Voix Solaire (A Voz Solar), de março de 1961, dava-nos a seguinte definição:

"Egrégora: reunião de entidades terrestres e supraterrestres constituindo uma unidade hierarquica, movida por uma ideia-força".

A palavra egrégora provavelmente origina-se do grego egregorem, que significa "velar". Encontraremos no Livro de Enoch escritos que dizem que os anjos que tinham jurado velar sobre o Monte Hermon teriam se apaixonado pelas filhas dos homens, ligando-se "por mútuas execrações".

O famoso ocultista Gerard Anaclet Vincent Encausse (Papus), em seu Trauté Élémentaire de Sience Oculte (Tratado Elemental de Ciência Oculta), demonstra-nos uma nova noção:

"As egrégoras são "imagens" astrais geradas por uma coletividade".

***Fim da transcrição***

Então, entenderemos que, egrégoras não são apenas religiosas... vamos a um exemplo:

Se moramos num prédio, a primeira egrégora a que estaremos influenciados seria a de nosso apartamento. Como as pessoas que residem naquele apartamento pensam e sentem? Se acham que aquele espaço é um local de paz, harmonia e amos, a egrégora do apartamento será desses sentimentos. Mas o contrário também será verdadeiro!

Depois, estaremos ligados ao egrégora de sermos moradores daquele prédio, daquela rua, daquele bairro, daquela cidade, daquele estado, daquele país... e mais, das egrégoras dos nossos amigos, trabalho, religião, etc.

No caso particular das religiões, a egrégora se manifesta exatamente na forma das regras dessa mesma religião. Se determinada entidade "come" na encruzilhada, e o praticante, por desconhecimento, coloca essas oferendas em outro lugar, as entidades (leia-se demônios) que "comer]ão" a oferenda, serão aquelas daquele novo lugar, e não as quais o praticante desejava alimentar.

O mesmo se dá com a astrologia, numerologia, etc... só estará subvencionado e influenciado a essas egrégoras aquele que pratica e crê nessas práticas.

É bom lembrar que uma egrégora só é formada por 2 ou mais pessoas. A junção dos pensamentos e sentimentos direcionados a uma mesma crença (mesmo que não religiosa) é que formará essa egrégora.

Mesmo com Nosso Senhor maior, Jesus Cristo, isso se manifesta quando em suas palavras ele disse: 

“Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei entre vós” (Mt 18,20)
O mais importante em nosso caso é a FÉ inteligente, que é a forma mais poderosa de egrégora formada, na PALAVRA do Evangelho e através das maravilhas que Deus realiza em nossas vidas!

2 comentários: