quarta-feira, 30 de setembro de 2015

ESTUDO COMPLETO SOBRE OS DEMÔNIOS - Parte 1 de 13

Amigos,

Decidi publicar aqui um estudo completo sobre os demônios bíblicos.
Nosso povo está acostumado apenas com determinadas entidades modernas, as quais não são citadas no Livro Sagrado.
Assim sendo, espero que aproveitem. Essa é a 1ª parte de 13.

Deus Abençoe


Amigos,

PARTE: HISTÓRICO SOBRE SATANÁS
 


 

   I – Satanás, sua criação e sua queda

      Tudo indica, de acordo com uma análise da Palavra de Deus, que Satanás era um anjo de Jeová, um querubim, cheio de brilho e glória de Deus.

Ez 28.12-17 - “Filho do homem,   levanta   lamentações contra o rei de Tiro,   e dize-lhe:       Assim diz o Senhor Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus, de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem”.

       É necessário para ministrar libertação, um conhecimento profundo da natureza deste anjo caído, pois a Bíblia diz que era cheio de sabedoria (Ez 28.12), por consequência usa esta sabedoria para levar à morte os filhos da desobediência.

Ef 2.1-3  - “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vosso delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais”.

II - Os nomes de Satanás

Tem diferentes nomes dados pela Palavra de Deus. São eles:

DIABO, do grego diabolos (falso acusador).

Zc 3.1 - “Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor”.

SATÃ, adversário e inimigo.

Ap 12.9-10 à“E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra e, com ele os seus anjos. Então ouvi grande voz do céu proclamando: Agora veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia, e de noite, diante do nosso Deus”.

PRÍNCIPE DESTE MUNDO

Jo 12.31  - “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso”.

PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR

Ef 2.2 à“...Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”.

O DEUS DESTE SÉCULO

IICo 4.4 à“...nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”.

O DRAGÃO, a antiga serpente

Ap 20.2  - “Ele segurou o dragão,   a antiga serpente, que é o diabo,   Satanás,   e o prendeu por mil anos”;

Gn 3.1-5 - “Mas a serpente,   mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nela, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.”.
 
 

O MALIGNO

I Jo 5.18  - “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o maligno não lhe toca”.

LEÃO RUGINDO

IPe 5.8  - “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”;

UM HOMICIDA, UM MENTIROSO

Jo 8.44  - “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe aos desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.

BELZEBU

Mt 12.24 - “Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam:   Este não expele os demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios”.

BELIAL (perversidade, indignidade)

IICo 6.15  - “Que harmonia entre Cristo e o Maligno? Ou que união do crente com o incrédulo”?

 III – Os atributos de Satanás e seus demônios

      Como vimos em pontos anteriores, Satanás é um anjo, logo, por conseqüência, tem uma série de limitações estabelecidas por Deus:

a)    Os anjos caídos são seres finitos;

b)   Não são oniscientes;

Mt 24.36  - “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai”.

c)    Não são onipresentes;

d)    Atividade deles se descreve como sendo eficiente em todas as tarefas;

e)    Tem acesso a este mundo;

f)     Operam na natureza e nas mentes dos homens;

g)    Seus poderes são derivados e dependentes;

h)    Suas intervenções não são optativas e sim permitidas e ordenadas por Deus;

i)     Não podem esquadrinhar o coração;

j)   Habitam em homens e em animais, para não irem para o tormento;

Lc 11.24-26 -  “Quando o espírito imundo sai do homem,   anda   por   lugares áridos,   procurando repouso; e, não o achando, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E tendo voltado, a encontra varrida e ornamentada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali, e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro”.

 k)    Têm conhecimento;

Mc 1.23-24  - “Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo, o qual bradou: Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus”!

l)     Têm poder para falar através das pessoas nas quais habitam;

 Mc 1.23-24  - “Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo, o qual bradou: Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus!”.
 
 

m) Expressam seus desejos;

Mt 8.31 - “Então os demônios lhe rogavam: Se nos expeles, manda-nos para a manada de porcos”.

n)    Sentem medo;

Lc 8.31  - “Rogavam-lhe que não os mandasse sair para o abismo”.

o) Necessitam descansar;

Mt 12.43 - “Quando o espírito imundo são do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra”.

p) Têm vontade e podem tomar decisões;

Mt 12.44-45  - “Por isso diz: Voltarei para minha casa donde saí. E tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa”.

q)   Podem ser grandemente ferozes;

Mt 8.28  - “Tendo ele chegado à outra margem, à terra dos gadarenos, vieram-lhe ao encontro dois endemoninhados, saindo dentre os sepulcros, e a tal ponto furiosos, que ninguém podia passar por aquele caminho”.

r)   Têm poder para prever o futuro;

At 16.16  - “Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores”.


 
s) Podem falsificar as obras de Deus;

Ex 7.9-12  - “Quando faraó vos disser: Fazei milagres que vos acreditem, dirás a Arão: Toma a tua vara, e lança-a diante de Faraó; e ela se tornará em serpente. Então Moisés e Arão se chegaram a Faraó, e fizeram como o Senhor lhes ordenara; lançou Arão a sua vara diante de Faraó e diante dos seus oficiais, e ela se tornou em serpente. Faraó, porém, mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os sábios do Egito, fizeram também o mesmo com as suas ciências ocultas. Pois lançaram eles cada um a sua vara, e elas se tornaram em serpentes; mas a vara de Arão devorou as varas deles”.

Deus sempre tem a vitória final!

       Estes seres têm acesso ao homem quando este deixa portas abertas (pecado), através das quais tomam domínio sobre ele, porque têm o direito de fazê-lo.

Mt 4.8-9  - “Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares”.

Continua...

4 comentários: